___
No final da década de 60, a professora Jael Carvalho de Souza Costa, muito conceituada no Bairro do Rocha e Galo Branco, era procurada para preparar os candidatos para o exame de admissão ao ginásio. Ela e seu esposo, Sr. Pedro Gonçalves da Costa ministravam aulas particulares. Com o decorrer do tempo, a fama foi aumentando e consequentemente a procura também. O crescimento foi inevitável!

___No dia 4 de março de 1972, foi fundado o Externato Pericar, no Bairro do Galo Branco. O seu emblema foi baseado no princípio de Arquimedes que diz:
“DAI-ME UMA ALAVANCA E UM PONTO DE APOIO QUE EU MOVEREI O MUNDO”

___Ele sintetiza o papel do Pericar na vida do seu aluno.

___O Externato Pericar cresceu, implantou o Ensino Médio e foi transferido para a atual sede situada na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 2807 (antiga Avenida Edson) no Bairro do Rocha.

___Em 1995, os filhos do casal fundador: Pedro Júnior, Ricardo, Eliana e Saulo, assumiram orgulhosamente a administração, passando o nome para Centro Educacional Pericar (CEPEL), ou Pericar como é carinhosamente conhecido. A alteração que ocorreu neste período foi somente para oficializar, o trabalho que todos os filhos, juntamente a sua mãe vinham realizando na escola. A professora Jael Carvalho é a diretora geral e continua trabalhando com muita alegria, amor e entusiasmo; compartilhando com todos suas experiências e conhecimentos.

___O Pericar é um dos melhores e mais tradicionais colégios da cidade de São Gonçalo. Destaca-se por seu ensino, sua infra-estrutura, suas atividades sócio-culturais, esportivas, sempre atento a formação cívica, moral e ética de seus alunos. Procura ainda desenvolver nos seus alunos e em toda comunidade escolar a busca do conhecimento de Deus e de Seu amor.